Como a documentação impacta no financiamento do imóvel

04 mar
Categorias: Notícias

Como a documentação impacta no financiamento do imóvel

Documentos em processo de financiamento imobiliário são pedidos em várias vias durante todo o processo, tanto originais quanto autenticadas. Além disso, são algumas as idas a arquivos pessoais e cartórios, o que exige muita paciência e cuidado, mas isso vale pra qualquer compra de imóvel. É importante ter em mente que a contratação de profissionais capazes de auxiliar nesse processo é essencial para ele saia bem feito. Advogados e consultores imobiliários são de suma importância para que a falta de algum documento não exista, o que atrasa a liberação de crédito.

A Direções Consultoria Imobiliária preparou uma série de dicas e check list que auxiliará durante essa fase.

Quais documentos são necessários

De acordo com cada imóvel, projeto ou banco, essa lista pode se modificar, mas de modo geral, ela segue o padrão:

  • Documentos do comprador/pessoa física: RG, CPF, Comprovante de residência, Comprovante de estado civil, Certidão conjunta negativa de débitos relativos a tributos federais.
  • Documentos do comprador/pessoa jurídica: Contrato social ou Estatuto social, Certidão Negativa de Débito do INSS, Certidão de quitação de tributos federais, Certificado de regularidades do FGTS.
  • Do vendedor/pessoa física: RG, CPF, Comprovante de residência, Comprovante de estado civil atualizado, Certidão conjunta negativa de débitos relativos a tributos federais, Certidão dos distribuidores criminais, Certidão negativa de débitos trabalhistas.
  • Do vendedor/pessoa jurídica: RG ou outro documento oficial de identificação que conste foto e filiação dos sócios representantes da empresa, CPF ou documento oficial que conste o referido cadastro dos sócios representantes da empresa, Certidão Simplificada da Junta Comercial, contrato Social ou Estatuto Social, Certidão dos distribuidores cíveis do local do domicílio, Certidão de distribuição da Justiça do Trabalho, Certidão negativa de débitos trabalhistas.
  • Do imóvel a ser financiado: Matrícula atualizada acompanhada das certidões negativas de ônus reais e de ações reais reipersecutórias, cópia do contrato de promessa de compra e venda, Comprovação de inexistência de débito de condomínio, Certidão Negativa do IPTU.

Essa documentação se faz necessária para fundamentar a solidez dos compradores, vendedores e do imóvel que será objeto de financiamento para que tudo ocorra bem. Se os documentos não forem suficientes para comprovar isso, é capaz que o banco impeça o financiamento então se atentar a documentação é de extrema importância. Para te auxiliar nisso, contratar profissionais do ramo para o auxílio na obtenção deles, a Direções pode te ajudar com isso.

Sem dúvida o financiamento é uma das melhores alternativas para quem sonha em ter a casa ou carro próprios, e essa prática deve ser incentivada para que surjam cada vez mais oportunidades vantajosas ao comprador.

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>