Como saber se vale a pena investir em um empreendimento ainda em construção

25 jun
Categorias: Dicas de compra

architect-architecture-blueprint-271667

Quer comprar uma casa para morar ou para alugar? Seja qual for a sua resposta, optar por investir em um imóvel que ainda está sendo construído pode ser uma boa oportunidade. Além do comprador poder conseguir uma economia grande, quando comparado ao valor gasto em um local já construído, durante o período em que ele está sendo feito o interessado poderá ainda contar com a valorização do imóvel, dependendo do local em que ele está e da realidade do mercado.

Porém, mesmo com boas oportunidades, é preciso ter vários cuidados tanto na hora de escolher com quem vai fazer negócio, quanto para decidir se um imóvel em construção é o mais adequado para o seu caso. Para ajudá-lo separamos algumas dicas do que analisar antes de fechar negócio. Confiram e avalie!

Está preparado para comprar um imóvel a longo prazo?

A primeira coisa que você precisa pensar é se pode esperar o local ficar pronto. Lembre-se de que ele ainda está sendo construído e isso demanda tempo.

Quem paga aluguel, por exemplo, terá que continuar pagando até o imóvel sair do papel e estar disponível para mudança. Você está pronto para isso?

Caso esteja, antes de procurar algo, veja o que a sua família precisa, como número de quartos, de banheiro e local. Não se esqueça de calcular a prestação que cabe em seu orçamento doméstico.

Analise bem e saiba com quem está fazendo negócio

Encontrou um empreendimento atrativo e pretende fechar negócio? Tenha calma. Antes de assinar qualquer documento e assumir compromisso, pesquise sobre a construtora.

Pergunte sobre outras obras, pesquise na internet, tente contato, mesmo que online, com compradores de apartamento ou casas já construídas pela mesma empresa. Veja se estão satisfeitos, se o prazo de entrega foi cumprido e se não houve nenhum problema posterior, como por exemplo de infraestrutura. Além disso, verifique se há queixas sobre a construtora na lista de reclamações no site do Procon e avalie.

Visite a obra e não acredite em imagens

Depois de pesquisar sobre a construtora, esqueça as fotos e vá até a obra. Está tão adiantada quanto te falaram? A rua é boa? Se possível, vá ao local em dia de chuva e veja se não alaga.

Cuidado com os documentos

Pedir uma cópia do memorial de incorporação da obra antes de fechar o negócio é uma das formas de saber se tudo está sendo feito corretamente. O documento é obrigatório e deve ser emitido antes do começo da obra.

Para que ele seja redigido, é necessário informar e apresentar diversos documentos em um cartório. Com isso, há garantia de que o terreno é regularizado, que a construção está aprovada na prefeitura, entre outros.

Guarde todos os documentos e comprovantes

Comprar um imóvel ainda em construção pode até ser mais barato do que ele pronto, mas de qualquer forma é um grande investimento. Por isso, guarde todos os documentos, comprovantes de pagamentos, contratos, entre outros. É importante ter tudo em mãos caso algo não saia como o combinado.

Gostou das dicas? Quer investir em um empreendimento ainda em construção? Entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudá-lo!

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>